O escritório F.Costa & Antonia A.
visa proporcionar soluções jurídicas preventivas e TI o qual atendam adequadamente aos interesses de seus clientes, propomos alternativas preventivas com avaliação percuciente de riscos, orientação clara ao cliente através de experiência multifuncional adquirida ao longo do tempo.

Sempre atento, nosso escritório centraliza esforços numa atuação preventiva, estruturando negócios e contratos, sob as mais variadas formas jurídicas e informacionais, com o objetivo fundamental de garantir segurança a seus parceiros, propiciando agilidade e certeza no processo decisório.

Com atendimento personalizado e acessibilidade facil, o escritório atende perfis diferenciados no que concerne a pessoas físicas e jurídicas, respeitando as peculiaridades e buscando satisfazer às expectativas diferentes de cada uma delas.
  • Cível: reparação de danos, revisional de contratos e outros
  • Empresarial: Registro de Marcas no INPI, Trabalhista
  • Família: Divorcio, Alimentos
  • Sucessões: Inventários, Alvarás
  • Consultoria preventiva com parecer jurídico
  • GED - Gestão Eletrônica de Documentos (especificamente em birô de digitalização e indexação de documentos)
  • Toda a solução em GED é voltada em propor a melhor solução para o cliente
  • Consultoria em TI (Hardware e Software)
Textos do Blog

Visão sistêmica da causa do Sinergia



Por Pablo Robles* - 11/07/2013



 



O Instituto Sinergia Social nasceu com a tarefa básica de facilitar e melhorar o funcionamento das organizações que atuam na área social, ajudando-as a pensar, desenvolver e gerenciar suas ações comunitárias de forma estruturada, solidária, estratégica e bem-sucedida.



Atuar em sinergia, em nossa concepção, significa combinar os recursos e talentos organizacionais com inteligência para que os resultados coletivos gerados pela força do conjunto superem a soma das contribuições individuais de cada parte.



O Sinergia Social busca conhecer, valorizar e apoiar as entidades, grupos e movimentos a partir de “dentro” (de seu interior institucional), contribuindo para diagnosticar, fortalecer e qualificar as equipes, metodologias e competências da sociedade civil organizada.



Portanto, nosso objetivo maior é o de contribuir para o desenvolvimento institucional coletivo da sociedade civil, fortalecendo a atuação, gestão e sustentabilidade das organizações sociais, por meio de serviços de cooperação, assessorias e capacitações”.



Você deve estar se perguntando: Mas qual o foco, a temática e o público-sujeito do Sinergia? Nossa luta se volta para a sociedade civil em seu conjunto de atores, práticas e desafios institucionais, desde a elaboração de projetos até a mobilização de redes. Enfim, a melhor expressão que define e evoca nossa causa chama-se militância institucional.



Outro princípio explicativo do Sinergia consiste na visão sistêmica, que nos convida a enxergar o mundo a partir daquilo que nos une, nos conecta e nos transcende, diferentemente do falido paradigma cartesiano, que se afirmou no período moderno com base nas divisões, fragmentações e especializações, revelando-se incapaz de enfrentar os complexos problemas contemporâneos, a exemplo das absurdas e persistentes desigualdades sociais.



E o que militância institucional e visão sistêmica tem a ver com a origem, a identidade e a causa do Instituto Sinergia Social? Nosso grande desafio é o de valorizar, potencializar e aprimorar o todo socioinstitucional, através da atuação social junto aos elementos institucionais comuns, as intersecções sistêmicas presentes no universo geral da sociedade civil, respeitando, é claro, os atores sociais em suas individualidades e especificidades.



Em termos práticos, não vemos contradição entre militância e profissionalização, entre reflexão e ação, entre planejar e executar, entre sonhar e fazer. Ninguém muda verdadeiramente o mundo sem organização coletiva, começando pelas pessoas e culminando nos movimentos. Da mesma forma, a perfeição organizada, desprovida da utopia da mudança, de nada vale. De que adianta, do ponto de vista da sociedade civil, escrever um projeto tecnicamente impecável sem a determinação sincera de melhorar a sociedade (em crise) que aí está?



 



* Pablo Robles é Diretor Presidente do Instituto Sinergia Social. E-mail: pablodosocial@gmail.com








institutosinergiasocial@gmail.com

© 2013 - Instituto Sinergia Social. Todos direitos reservados.